\ A VOZ PORTALEGRENSE: Memórias de Hermano Saraiva

sábado, junho 16, 2007

Memórias de Hermano Saraiva

Diz o ditado popular que “a cavalo dado não se olha o dente”. As Memórias de José Hermano Saraiva têm os dois primeiros volumes oferecidos e os outros dez a um preço “simbólico”.
Então não se pode criticar este primeiro volume hoje oferecido pelo jornal de que o sobrinho, o arquitecto José António Saraiva, é Director.
É público, e notório…, que José Hermano Saraiva não é Historiador na verdadeira acepção da palavra, mas sim divulgador da “pequena história” portuguesa, um entertainer televisivo, com um faro extraordinário para o negócio da publicação de livros.
Mas esta obra que o “Sol” traz na sua edição podia ter uma qualidade de papel média e os livros serem cozidos e não colados. Para tal bastava que todos fossem pagos, a um preço ligeiramente superior aos cerca de 2,80 € que custa cada um dos restantes dez.
A leitura de Memórias é sempre interessante, e estas, dada a forte expressividade que Hermano Saraiva põe na sua escrita, não fugirão à regra.
Por fim, com esta “oferta” cai o lema inicial do jornal, que escrevia na primeira página “Este semanário não oferece brindes nem faz promoções”…
MM