\ A VOZ PORTALEGRENSE: Marvão

quinta-feira, junho 14, 2007

Marvão

Muito se fala das Sete Maravilhas do Mundo, e neste pequeno rectângulo das Sete Maravilhas de Portugal.
É evidente que quer em Portugal, quer no Mundo não “há” sete nem setenta “maravilhas”. Tudo depende dos gostos pessoais de cada um. Mas o capitalismo obriga a que se criem acontecimentos que façam gerar dinheiro. Depois de “escolhidas” as Sete Maravilhas, dispararão as viagens turísticas a esses pontos do planeta, incluindo as portuguesas.
Pois bem, o “circo desceu à cidade”, e depois dos locais Património da Humanidade tem-se agora as Maravilhas do Mundo.
Como é público, Portugal não tem nada “candidato” às tais Maravilhas do Mundo, daí, para maximizar o evento que irá decorrer no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, colocou à votação dos portugueses um conjunto de monumentos para escolher os sete, número mágico, mais importantes.
De entre eles está a vila de Marvão.
Por razões de proximidade geográfica conhecemos Marvão, e reconhecemos-lhe grandes potencialidades turísticas, mas um turismo não de massas como Óbidos, mas de qualidade. Contudo, o que na realidade acontece é que faltam as infra-estruturas que possam chamar esse turismo de qualidade.
Com uma oferta hoteleira de média qualidade, sem acontecimentos culturais ou desportivos de elite, está numa negra apatia, que só encontra explicação na fragilidade dos poderes políticos e na inexistente opinião pública que gere a mudança de mentalidades.
Reaccionária, envelhecida, degradada, Marvão é o exemplo de como é possível ter uma “galinha dos ovos de ouro” e não os saber “apanhar”.
MM