\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos - O Futuro de Portalegre

terça-feira, janeiro 06, 2026

Desabafos - O Futuro de Portalegre

O Futuro de Portalegre

Estamos num ano novo, o ano de 2026, e nestas alturas, espera-se e deseja-se o melhor, esquecendo principalmente o que de mal aconteceu no ano anterior, ao mesmo tempo que se recorda o que aquele de bom trouxe.

E para o concelho de Portalegre a melhor ‘prenda’ que recebeu em 2025 foi já no seu final, concretamente a 29 de Dezembro.

O dia 29 de Dezembro fica para a história recente de Portalegre como uma data importante para o seu futuro.

A compra do Colégio Diocesano de Santo António pelo Ministério da Saúde, tendo em vista a ampliação do Hospital Doutor José Maria Grande, nesse dia 29 de Dezembro de 2025, é um acontecimento muito relevante para as gentes da cidade e concelho.

O Instituto Politécnico de Portalegre e o Hospital Distrital são as duas principais mais-valias do concelho, um concelho pobre, idoso, desertificado, do interior do país, e sobretudo esquecido do poder central.

Com este evento, quiçá, o mais estruturante dos últimos cinquenta anos para o concelho, que viu partir ao longo destas cinco décadas serviços para outras regiões, vendo diminuir a sua gente e a sua importância socioeconómica, Portalegre terá no futuro próximo mais gente, principalmente qualificada na área da saúde, facto que de certeza se alargará a outro sectores da sociedade e da economia.

Há dezenas que anos que o colégio estava devoluto, e desde essa altura que a ideia da sua compra pelo Ministério da Saúde era ciclicamente falado. Contudo, a insensibilidade do proprietário ia sempre inviabilizando o negócio, prejudicando a cidade, o concelho e a região de Portalegre.

Concretizada a compra, honra a quem nunca desistiu deste projecto tão marcante!

Mário Casa Nova Martins

5 de Janeiro de 2026

Rádio Portalegre