\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2018/2019 - XXI

terça-feira, maio 21, 2019

Desabafos 2018/2019 - XXI

Há muito que a classe dos professores é “carne para canhão” para sindicatos, governos, alunos, encarregados de educação e população em geral.
Os professores tornaram-se odientos para a opinião pública, um grupo social desprezível, uma classe a abater.
Os professores têm sido vítimas de experiências ditas pedagógicas desde o tempo em que Veiga Simão era ministro da Educação até hoje. Todos os anos surgem alterações que transformam os professores em burocratas, impedindo-os da nobre arte de ensinar.
O facilitismo face a notas e exames, em vez de dar aos professores prestígio, transforma-os em alvo fácil de menorização social.
São sucessivos governos, através do ministério que tutela a Educação, quem promove o facilitismo de e por todas as formas, sempre com o fim estatístico do número de aprovações.
Hoje os professores são alvo da indisciplina de alunos, de grosseria de encarregados de educação, de violência de alunos, de violência de encarregados de educação. Hoje os professores são alvo de todos os insultos da sociedade, que neles vê ‘inimigos’.
Os professores perderam estatuto social e económico. Impedidos de se afirmarem na sociedade pela função que desempenham, são tratados como seres menores no sistema educativo, com os resultados que se conhecem.
Hoje a Escola não ensina, não forma, não educa. A desregulação da entidade Família piora a situação do professor. Há muito que a demissão parental face à educação dos filhos é um drama e simultaneamente uma evidência. E o professor também é uma vítima dessa desregulação.
Ser professor hoje é ser um herói. E o futuro dar-lhe-á razão.
Rádio Portalegre, 20 de Maio de 2019