\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 2018/2019 - III

quarta-feira, outubro 10, 2018

Desabafos 2018/2019 - III

Nas suas cento e oitenta primaveras, quantas gerações de Portalegrenses se abrigaram sob os seus frondosos ramos, do calor, do frio, da chuva, do sol e também da lua, das estrelas. Ouviu conversas, presenciou amores e desamores. Que estórias terá o Plátano para contar! Quantos mercados e feiras aconteceram sob a sua protecção. Sendo a Ágora da Cidade, quanta História guarda na sua Memória.
Hoje, no Outono de 2018, passados que foram 180 que foi plantado, o Plátano caminha para o seu próprio Outono. Sim, o Plátano está doente.
Neste Verão de 2018 já não deu a mesma sombra. É fácil ver como se encontram as suas pernadas, as suas folhas. O Sol que antes não entrava por entre a folhagem, este ano já assim não aconteceu.
Não foi de um dia para o outro que o Plátano adoeceu. Terá quanto muito havido algum desconhecimento da gravidade da situação, e o tratamento que na Primavera deste ano a que foi sujeito, continua sem os desenvolvimentos esperados e desejados.
Salta à vista o estado em que se encontra o Plátano, que é  a mais antiga árvore classificada de interesse público portuguesa, registada em 28 de Agosto de 1938.
É difícil para qualquer Portalegrense imaginar o Rossio sem o belo e frondoso Plátano. Todavia, a crua realidade alerta para que no futuro a imagem do Rossio se altere.
Mas que se lembre que as árvores morrem de pé!
Rádio Portalegre, 8 de Outubro de 2018
*