\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos 201872019 - II

terça-feira, setembro 25, 2018

Desabafos 201872019 - II

Clube Desportivo Portalegrense, Ginásio Andebol Portalegre, Sport Clube Estrela, por ordem alfabética, são três agremiações desportivas do concelho de Portalegre, sediadas na cidade, que desempenham alto valor social na comunidade.
Outras colectividades existem no concelho com prática desportiva, mas estas três ocupam o lugar cimeiro, quer na representação do concelho, que, principal e fundamentalmente, no número de praticantes das modalidades de andebol e de futebol, que ultrapassa o meio milhar, número altamente significativo para o universo do concelho de Portalegre.
Contudo, estas três colectividades passam por problemas financeiros, tendo, mesmo não há muito tempo, o Ginásio Andebol Portalegre de vender uma das duas carrinhas de transporte de atletas para honrar compromissos financeiros.
Não tendo o concelho de Portalegre comércio e indústria que apoie as colectividades, dada a sua pequenez e fragilidade económica e financeira, com uma autarquia que ao invés de apoiar condignamente as suas colectividades mais representativa na área do desporto, prefere gastar milhares de euros numa chegada de etapa da Volta a Portugal em bicicleta, modalidade, o ciclismo, não representada no concelho, e que em termos económicos ou outros em nada acrescenta em termos de mais-valias ao concelho.
Mais de 500 jovens movimentam em conjunto o Sport Clube Estrela, o Ginásio Andebol Portalegre e o Clube Desportivo Portalegrense. Os apoios que têm chegam dos pais dos atletas e da quotização. O que é manifestamente pouco.
Uma pergunta fica, se estes três clubes que trabalham com todos aqueles jovens deixam de poder desenvolver esse trabalho na área do desporto, o que farão esses mesmos jovens nos seus tempos livres?
Rádio Portalegre, 24 de Setembro de 2018