\ A VOZ PORTALEGRENSE: Hinos Patrióticos e Militares Portugueses

domingo, novembro 14, 2010

Hinos Patrióticos e Militares Portugueses

PREÇO DE LANÇAMENTO: 20 €

UMA BELA PRENDA DE NATAL !
Contributo importante para a história das práticas performativas em Portugal, esta colectânea vem trazer à luz um reportório dos séculos XIX e XX sobre o qual pouco se sabia, cuja sistematização era urgente e cuja leitura permite identificar aspectos característicos. Esta colecção de Hinos Patrióticos e Militares Portugueses constitui um desenvolvimento inédito no nosso país no domínio dos reportórios considerados pelos estudos sobre a música. Decerto abrirá novos horizontes para o estudo e interpretação da cultura em Portugal.
(Do Prefácio, adaptado)
Os hinos estão normalmente ligados ao contexto da época em que foram compostos, pelo que inserimos um trabalho de síntese, “Os Hinos na História de Portugal”, que permite entender alguma da evolução verificada.
Cada um dos 300 Hinos da colectânea tem o título completo; indicações sobre a personalidade, evento, organismo ou unidade militar (nomeadamente do Ultramar) a que se refere; dados sobre os autores da música e letra; e cotas ou referências bibliográficas.
Nos casos em que tal se justifica, essas indicações remetem para um Anexo onde os dados (pessoais ou históricos) são complementados em breves sínteses biográficas ou relativas ao contexto da época.
A obra inclui vários índices, um deles inédito, o alfabético-musical, ordenado pelo primeiro verso da letra com a correspondente frase da melodia.
(Da Introdução)
Ao situar cada Hino no contexto histórico, referenciando as instituições e as personalidades a ele ligadas, complementando com notas biográficas dos seus autores, músicos e poetas, a obra enriquece, também, a nossa memória histórica.
(Da Nota de Abertura, do General CEME)
PREFÁCIO de
João Soeiro de Carvalho, Licenciado, Mestre e Doutor em Ciências Musicais pela Universidade Columbia (New York). Professor Associado e Director do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
-
OS AUTORES
Alberto Ribeiro Soares
Luanda, 1938, Coronel de Artilharia (1956/60), com Curso de Estado-Maior (1982/83).
Mestrado (não oficial) em Ciências da Informação (Universidade Católica Portuguesa, 1980/83).
Autor de Os Sargentos do Exército Português (1987) e Militares Revolucionários em 1975 (1994), coordenador de projectos concretizados em publicação, Os Generais do Exército Português (2003), Imprensa Militar Portuguesa (2003), Bodas de Ouro dos cursos entrados na Escola do Exército em 1956 (2006) e A Mulher na Guerra e nas Forças Armadas (Liga dos Combatentes, 2008).
Pedro Alexandre Marcelino Marquês de Sousa
Azeitão, 1968. Tenente-Coronel de Artilharia, Professor da Academia Militar.
Mestre (2007) em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Músico filarmónico, é presidente da Direcção da Sociedade Filarmónica Providência de Vila Fresca de Azeitão.
Autor de História da Música Militar Portuguesa (2008).
Manuel Joaquim Ferreira da Costa
Vizela, 1954. Major Chefe de Banda de Música.
Frequentou o Conservatório Nacional de Lisboa (1975-1983), em várias classes, diplomando-se em Oboé e em Composição.
Foi 1.º Oboé Solista e Corne Inglês na Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos (1981), solista e concertista da Banda da GNR e na orquestra da Gulbenkian.
Chefe-adjunto da Banda do Exército (1995-2000) e da Banda Sinfónica da GNR (2002-2005); funções docentes na ESE e na ESPE; e Chefe titular da Banda da Zona Militar dos Açores (2000-2001), da Banda Sinfónica do Exército (2005-2008) e da Banda Militar de Évora (2008-2010).
Director Técnico do Projecto da Banda de Música das Forças Armadas Angolanas (1999).
Membro da “International Military Music Society” e Mestrando na Universidade de Évora em Composição.
Contactos:
Tel. 966 217 783
-
Caros Amigo(a)s
A cerimónia de lançamento do livro em título vai ter lugar no próximo dia 22 de Novembro (2.ª Feira, Dia de Santa Cecília, padroeira dos Músicos), às 18H00, no Museu Militar, em Lisboa (junto à estação de Santa Apolónia).
Concretização de intensa pesquisa ao longo de mais de cinco anos, o livro tem 352 páginas, com 300 Hinos, a grande maioria com partitura.
É não só um livro de música mas também de história, pois todos os Hinos estão inseridos no contexto histórico da época em que foram compostos, acrescido de notas biográficas dos seus autores (música e letra) e de vários índices, incluindo o alfabético-musical, organizado pela ordem alfabética do primeiro verso com a frase musical correspondente.
Os Autores utilizam a Net como forma de chegarem a um público mais vasto, pelo que agradecem a difusão deste convite, pedindo a quem o receber o favor de o repassar ao maior número de pessoas, em todo o País e também às comunidades portuguesas em todo o mundo.
O livro vai estar disponível nas livrarias, mas poderá também ser pedido aos Autores, ao preço de lançamento, eventualmente acrescido dos portes de correio.
Todas as obras desta natureza estão sujeitas a conter erros, lacunas ou omissões, pelo que os Autores agradecem desde já todas as indicações que nos dêem a conhecer esses lapsos, com vista à sua correcção no futuro.
Os Autores
Alberto Ribeiro Soares, Pedro Marquês de Sousa, Manuel J. Ferreira da Costa

Free web page counter