\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, maio 08, 2009

Desabafos

No passado domingo dia 3 de Maio, celebrou o seu octogésimo aniversário o reverendo padre dr. José Dias Heitor Patrão. Amanhã, sábado dia 9, será o padre Patrão alvo de justa quanto sincera Homenagem em Portalegre.
Uma sessão solene no auditório do edifício da Câmara Municipal, depois uma missa na sé catedral e por fim um jantar, compõem as festividades. Na sessão na antiga igreja dos Jesuítas, será entregue aos presentes um pequeno livro sobre o padre Patrão, da autoria do dr. António Martinó de Azevedo Coutinho, que retrata fielmente a figura do Homenageado. Sabe-se, também, que, por deliberação camarária, as Câmaras do Gavião, a sua terra natal, e de Portalegre, a terra de adopção, vão conceder a Medalha do Concelho a esta figura da igreja da diocese de Portalegre – Castelo Branco.
Muito poderíamos falar do convívio de dezenas de anos que mantemos com o padre Patrão. Uma amizade profunda, um respeito permanente, são a base desta relação que começou enquanto Professor e Aluno no então Liceu Nacional de Portalegre.
Mas neste momento, o mais importante é realçar a Pessoa e o Homem. De uma cultura acima da média, grande conhecer da História da Arte, um domínio pleno em Arte Sacra e com obra publicada sobre esta temática, hoje o padre Patrão mantém intactos todos os prazeres e sentidos quando celebra os seus oitenta anos.
Muito tem ainda a esperar do padre Patrão a Comunidade em que ele se movimenta e envolve. Sabemos que está Feliz, e queremos transpor no dia de amanhã toda essa Felicidade do padre Patrão para a Festa que se vai celebrar.
in, Rádio Portalegre, Desabafos, 08/05/09
Mário Casa Nova Martins

Free web page counter