\ A VOZ PORTALEGRENSE: Desabafos

sexta-feira, outubro 24, 2008

Desabafos

Se os europeus votassem nas eleições presidenciais americanas, o Partido do Burro ganhava sempre. Compreende-se esta situação com os complexos de inferioridade da Europa perante os EUA, que nas duas Grandes Guerras Mundiais atravessaram o Atlântico para, defendendo os seus interesses, apoiarem o lado que mais lhes convinha.
Mas desta vez também defendemos que o candidato do Partido Democrático ganha ao candidato do Partido Republicano.
Se o Partido do Elefante está fragilizado por oito anos de Administração Bush, também John McCain não inspira confiança quer pessoal, quer política. Envolvido com as políticas da Administração Bush, a sua eleição seria a evolução na continuidade, e principalmente na política externa um clone de Bush.
Barack Obama será um presidente com uma herança pesada. Os EUA estão em recessão económica, e com uma imagem de declínio político, económico e social perante o Mundo. O Sonho Americano é uma quimera, a realidade suplanta a ficção quando queremos imaginar o País das Novas Fronteiras, das Grandes Oportunidades.
A América de Obama vai ter um “duro acordar”. Para vencer a crise que a assola, vai ter que “olhar para dentro” e deixar-se de expansionismos económico-militares. O tempo da “política da canhoeira” há muito que acabou. A guerra no Afeganistão e no Iraque não foi vencida. Os adversários dos EUA estão mais fortes que nunca.
E a Europa é cada vez mais uma ilha, onde o Futuro é mera recordação de uma opulência colonial bafienta e bolorenta!

in, Rádio Portalegre, Desabafos, 24/10/08
Mário Casa Nova Martins

Free web page counter