\ A VOZ PORTALEGRENSE: D'Assumpção

quinta-feira, outubro 09, 2008

D'Assumpção

Legenda correcta - Da esquerda para a direita: Alberto Martins, João Mourão, D’Assumpção, Vítor Manuel dos Santos, João do Carmo Ferreira, Mário Nunes Martins, Fernando Carrapiço e Francisco Arrenega
.
Em forma de adenda, pelo testemunho oral dado por Mário Nunes Martins, situa-se o acontecimento na primeira metade da década de quarenta de mil e novecentos. A fotografia foi tirada junto à Ribeira de Arronches, perto da localidade de Besteiros.
A razão da estada era uma pescaria. Mas não foi apanhado qualquer peixe, e a Trupe teve que comer a merenda que levara… Como o calor apertasse, estar-se-ia no mês de Agosto, todos tomaram banho na Ribeira de Arronches, daí a forma de vestir que se vê na fotografia.
Viajaram de carroça, que era pertença do Pai de Fernando Carrapiço, Francisco Carrapiço. Partiram de Portalegre, passaram pela Pedra Basta, seguindo até à entrada de Alegrete. Aí cortaram à direita para Vale de Cavalos, onde àquela época apenas existia a Fábrica de Torrefacção de Café, até aos Besteiros. Um “curta” viagem de pouco menos de vinte quilómetros, com uma duração de cerca de duas horas e meia. Foi um dia muito bem passado.
Mário Nunes Martins é coetâneo de Manuel de Assumpção, e ele e Fernando Carrapiço são hoje os sobreviventes daquela Jornada.

Mário Casa Nova Martins

Free web page counter